Nosso autor convidado de hoje é o Shifu Jonathan Bluestein,
professor das artes marciais tradicionais chinesas Xing Yi Quan e Pigua
Zhang em Israel onde reside. É autor do afamado best-seller “Research of
Martial Arts”, obra ainda não traduzida para português.
O Dan Tian é um tema apaixonante e que quase sempre gera um
desejo grande de um maior esclarecimento. Como resposta a esse desejo da parte
dos leitores do blog “Conselho de Mestre”, publico hoje este artigo fascinante
e esclarecedor, escrito pelo Shifu Bluestein. O referido artigo foi traduzido e
é publicado com a autorização do autor a quem agradeço a sua generosidade.
O Dan Tian Gong nas
Artes Marciais Internas
Esclarecimento: Neste artigo será debatida a zona do
Dan Tian (丹田)inferior, também conhecida vulgarmente como “Tan Den” (丹田) ou Hara (barriga) em japonês.
Existe um problema na
discussão corrente sobre o Dan Tian na literatura das artes marciais. A maior
parte dela é no mínimo ambígua. As pessoas caem na armadilha de usarem
metáforas que tomam emprestadas da medicina tradicional chinesa, que não
conduzem a um entendimento real da teoria das artes marciais. Outras vezes, as
explicações são intencionalmente confusas de maneira a fazerem sentido apenas
para “aqueles que estão por dentro”.
Este artigo não o vai
ensinar a desenvolver a região do Dan Tian. Não é instrutivo. Isto não será
também uma lição de anatomia. No entanto, tentarei elucidar em relação a muitas
coisas que dizem respeito à função e treinamento do Dan Tian nas Artes Marciais
Internas de uma maneira mais condutiva e coerente da que geralmente é
encontrada em outros lugares.
Como devem saber, a
zona do Dan Tian fica localizada no centro da barriga à altura de aproximadamente
três dedos unidos horizontalmente por debaixo do umbigo. Acrescento que na
prática efetiva, a zona usada como “Dan Tian” engloba a maior parte do conteúdo
interno do abdômen entre o centro da zona genital e o umbigo.
É impossível não
utilizar a zona do Dan Tian. A musculatura dessa região está envolvida na maior
parte dos movimentos complexos que fazemos no dia a dia. Sendo assim, a zona do
Dan Tian está ativa em todas as artes marciais. Aquilo que destaca as Artes
Internas é terem métodos para o desenvolvimento de um controle refinado sobre
essa zona, ou esse controle ser gradualmente adquirido através de seus métodos
específicos.
O uso do Dan Tian não
é o segredo “total-final-derradeiro” das artes de luta. É simplesmente um
método adicional entre muitos outros. Os métodos Dan Tian são mais usuais do
que a maioria suspeita nas variadas artes marciais, mas isso não é aparente,
uma vez que por escrito, raramente são debatidos minuciosamente como neste
artigo (que apesar do seu tamanho é apenas uma introdução ao assunto em
discussão).
Dois dos objetivos principais nas artes marciais para o
desenvolvimento do Dan Tian
1.
Um volante –
Esta zona pode ser utilizada ajudando a conduzir os movimentos do resto do
corpo. Mais tarde, será possível você se conectar ao centro de gravidade de
outra pessoa e usar o seu próprio Dan Tian também para conduzir um oponente.
2.
Um motor
– O movimento na zona do Dan Tian pode iniciar a movimentação de todo o corpo e
também contribuir para que sejam geradas poderosos ondas de impulso (momentum)
tanto por Rotação como por Vibração (voltaremos ao assunto).
Estes
dois objetivos não são contraditórios. É suposto que o Dan Tian funcione
suavemente tanto como um volante, assim como um motor. Existem outros bons
motivos, não marciais, para o desenvolvimento de um controle refinado dessa zona,
mas não os discutirei no âmbito deste artigo.
Os fundamentos
O
Dan Tian Gong inicia-se com a respiração adequada, e isso vem antes do seu uso
como volante ou motor. Sem que se aprenda a respirar profundamente e
corretamente para a zona do Dan Tian, não é possível o seu “desenvolvimento”.
Baixar a respiração para esta área é simples e pode ser ensinado em menos de um
minuto à maioria das pessoas. No entanto, manter esse tipo de respiração por
longos períodos de tempo, pode se revelar incrivelmente difícil de nos
acostumarmos, especialmente em movimento. É por isso que nas Artes Internas
temos exercícios semi-meditativos como o Zhan Zhuang (Postura de Estaca),
Caminhada em Círculo e Enrolamento de Seda, que permitem ao corpo acostumar-se
a uma respiração correta e a manter uma estrutura marcial sólida e bem
conectada.
Somente
depois de a respiração Dan Tian ter sido assimilada pelo praticante, poderá ele
ou ela começar a sentir essa zona melhor. A própria tentativa de respirar
melhor cria mais terminais nervosos nessa região e aumenta nossa sensibilidade
em relação a ela. Isso leva tempo, entre meses e anos. O estágio mais avançado
da respiração incluirá:
- Respiração Invertida:
Aprender a expandir o Dan Tian enquanto expiramos e esvaziá-lo enquanto
inspiramos (o inverso de nosso padrão de respiração natural) e o seu seguimento
natural:
-
Empurrar o Dan Tian: Empurrar
ar para dentro do Tan Dian enquanto emitimos Fa Jin (poder explosivo), para
adicionar força aos golpes. Nisso está também incluído o benefício da proteção
do abdómen no local em que seja atingido durante nosso ataque, e com o “timing”
correto (algo que não pode ser planejado com antecedência), pode fazer com que
o oponente atacando nossa barriga seja empurrado para trás ou mesmo quebre sua
mão. Este mecanismo não está necessariamente envolvido em todos os nossos
movimentos ou ataques.
Infelizmente,
após este estágio a maioria dos praticantes não segue em frente, tanto por não
terem tido a paciência suficiente, como por não terem tido a sorte de encontrar
um professor com um maior conhecimento.
Para além da
respiração
Após
ter decorrido o tempo suficiente, o corpo do praticante estará alinhado de uma
forma superior. Como o “momentum” atravessa de uma maneira mais eficaz uma
estrutura desse género, o Dan Tian pode agora exercer o seu controle e
adicionar sua contribuição específica.
Rotação do Dan Tian
Esse
é o método Dan Tian mais comum. Envolve a movimentação da zona do Dan Tian de
forma muito semelhante, e em aparência é semelhante (apesar de não idêntica) à
respiração Nauli do Yoga. Agora o Dan Tian, que é sentido como uma grande bola,
é movido de forma circular. Pode rodar para a esquerda e para a direita, para
cima e para baixo e na diagonal. Os círculos são usados como iniciadores de
movimentos de corpo inteiro e para acrescentar ímpeto (momentum) a esses
movimentos, consequentemente funcionando como “motor”. Ao mesmo tempo, os
círculos executados com o Dan Tian são coordenados com os movimentos circulares
do resto do corpo, sendo assim também um “volante”, como o volante de um automóvel
manobrando à distância as rodas.
Uma
pessoa tocando a barriga de um praticante experto sentirá o seu Dan Tian como
uma bola rodando. À medida que nossa perícia aumenta, o ponto central da
rotação se vai tornando mais e mais pequeno. No início, quando isso é apenas
aprendido, todo o abdómen é sentido de uma forma desajeitada. Anos de prática
podem levar a um nível de controle que pode encolher o tamanho do ponto central
sendo manipulado até ao de uma medalha, e eventualmente até à dimensão da ponta
de um dedo. Isso ocorre com o tempo, o praticante requer menor movimentação
partindo dessa zona para gerar a mesma quantidade de controle e momentum.
Os
métodos mais vulgares para o desenvolvimento da rotação do Dan Tian envolvem a
movimentação das mãos de forma circular juntamente com o corpo, respiração
correta, e lentamente permitir que o Dan Tian assuma o controle. Isso é muito visível em exercícios como por
exemplo o “enrolamento da seda” do Chen Tai chi Quan e o “macaco agachado” do
Dai Xin Yi. O Dan Tian reage naturalmente melhor ao movimento circular que ao
linear. Atrevo-me a dizer que métodos como o Tsuki do Karatê e o Uppercut do
Boxe não são ferramentas que conduzam ao desenvolvimento do Dan Tian (o que
está muito bem, pois têm outros usos). Outro requerimento para que esse
processo ocorra é o movimento lento, que é outra característica eminente
enfatizada nas Artes Internas. O controle sobre o Dan Tian é um subproduto do
Yi (intenção mental direcionada), e o Yi
não pode ser centrado em nenhuma zona quando a movimentação é muito rápida.
Vibração do Dan
Tian
Em
variadas linhagens do Xing Yi Quan e do Baji Quan, os métodos de treinamento da
vibração do Dan Tian são conhecidos como Tuo Tuo Gong. No Wu Zu Quan, métodos
similares fazem parte do “Estremecimento do corpo e vibração dos ombros) do (Yáo shēn dǒu jiǎ 摇身抖甲). Esse último tem muitos exemplos em vídeo disponíveis
online.
Esse método é bastante menos comum que o
precedente. Em essência, vibrar a zona do Dan Tian é realizar círculos muito
rápidos e apertados. Para fazer isso, o pré-requisito é uma habilidade prévia
em rodar o Dan Tian a um nível aceitável. Usando as vibrações do Dan Tian, as
partes externas do abdómen não se movem de maneira pronunciada como na utilização
do primeiro método. Em vez disso, a parte interior da zona do Dan Tian é
girada.
No início, a rotação da parte interna do Dan
Tian é iniciada pelas pernas. Então, o praticante aprende a pegar essa rotação
inicial, e os pequenos músculos dentro do abdómen, assim como outros músculos
que envolvem a coluna, para manter a rotação vibrando e acelerá-la. Na medida
em que o interior acelera, todo o corpo estremece e absorve as vibrações. Assim
que o corpo assume as vibrações, pode juntá-las à onda de ímpeto (momentum)
lançada em um golpe, projeção ou chave, e usar isso para aumentar a eficácia do
resultado final. Outros benefícios são que o oponente é menos capaz de absorver
a rotação, muito menos uma vibração rápida, e que a natureza reciclável dessas
vibrações pode reabsorver um golpe falhado ou um contra-ataque e torná-los
menos penosos para o nosso corpo. Com antes, isso é tanto um motor quanto um
volante.
Fica fácil diferenciarmos os dois métodos se
pensarmos em uma bola cheia de água. O primeiro método tem mais que ver com a
rotação e a movimentação da própria bola, que tende a ser relativamente mais
lenta. O segundo método tem que ver com a rotação rápida (vibração) da água
dentro da bola. Outra metáfora muito válida seria a de uma powerball (esfera giroscópica
fisioterapia), e aqueles que já usaram um aparelho assim podem fazer uma
analogia entre o seu funcionamento e as descrições que eu fiz.
Outra diferença que preciso ainda de falar é
que para vibrar o Dan Tian é necessária não só uma capacidade funcional para
rodar essa zona, como também uma estrutura bem conectada. Vibrar o interior do
Dan Tian pode ser ensinado a iniciantes. No entanto, enquanto seus corpos não
se comportarem como uma unidade, o ímpeto não será transmitido do Dan Tian para
o membro atacante (motor ineficiente). Diferentemente do primeiro método, o
segundo método não pode ser treinado a uma velocidade lenta e é mais fácil de
ser treinado em uma postura estacionária (como a prática do Zhan Zhuang) em vez
de em movimento.
Um método adicional para o treinamento tanto
das rotações do Dan tian como das vibrações do Dan Tian é através do uso tanto
de longas varas de madeira ou de lanças. Desenhar círculos no ar com essas
armas é muito útil para essas práticas, pois o efeito de alavanca que geram
aciona nossa musculatura interna e naturalmente desperta a ação do Dan Tian.
Alguns movimentos específicos da lança como o Lan-Na-Zha são mais eficazes que
outros no desenvolvimento dessas capacidades. Uma vez que o praticante consiga
usar o Dan Tian Gong, este também pode ser aplicado com outras armas.
Quando treinado adequadamente, o Dan Tian
Gong pode ser incorporado na maior parte de nossos movimentos (em pé,
ajoelhados ou mesmo sentados). No que diz respeito a seu uso marcial, o nível
mais elevado dessa capacidade é a combinação eficaz de ambos os métodos Dan
Tian. Isso é, ter o Dan Tian rodando fortemente a ao mesmo tempo vibrando em
seu interior e fazer com que esses micro-movimentos conduzam e se conectem com
o resto do corpo.
Para quem possa estar interessado fica o link do site do Shifu Jonathan Bluestein relativo ao seu livro "Research of Martial Arts" http://www.researchofmartialarts.com
Para quem possa estar interessado fica o link do site do Shifu Jonathan Bluestein relativo ao seu livro "Research of Martial Arts" http://www.researchofmartialarts.com
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